Na surdina da madrugada antes do impeachment Dilma assina decreto do Marco Civil da Internet

Publicidade
Publicidade
Em um dos prováveis últimos atos como presidente da República, Dilma Rousseff assinou nesta quarta-feira (11) o decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet, uma espécie de Constituição brasileira para uso da rede mundial de computadores.

As normas estabelecidas pela petista constarão no Diário Oficial da União desta quinta-feira, ao que tudo indica, último dia em que ele ocupará a principal cadeira do Executivo Federal.

Conforme a Folha revelou nesta terça (10), a presidente pretendia finalizar o processo do Marco Civil antes de deixar o Palácio do Planalto.

O Senado deverá confirmar até o final da madrugada desta quinta-feira a aprovação do processo de impeachment de Dilma. Caso isso ocorra, ela será afastada por até 180 dias, e Michel Temer ocupará a presidência da República.

Os técnicos da Casa Civil estavam trabalhando até a tarde desta quarta (11) nos últimos ajustes para que o texto fosse finalizado e rubricado pela presidente antes da sessão em que os senadores apreciariam o pedido de impedimento.

Nas últimas 72 horas, Dilma procurou interlocutores de sua confiança, conhecedoras do tema, para opinarem sobre a versão final do decreto.

O Marco Civil da Internet foi aprovado pelo Legislativo e sancionado pela presidente no primeiro semestre de 2014, após uma longa discussão no Congresso, sobretudo na Câmara dos deputados.

A tramitação da matéria marcou uma dos mais difíceis embates travados pelo Palácio do Planalto com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), à época, líder do partido na Câmara. O peemedebista era contra a neutralidade da rede, ponto fundamental do projeto, na avaliação do governo.



Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Ciência - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo